Terceira noite da Mostra recebe o Brega de Lucyan Costa



A terceria noite da Mostra de Música Lambateria de Verão , na sexta, 16 de julho, reviveu as Sextas Bregosas da Lambateria com a apresentação de Lucyan Costa. Em formato de programa de internet, a Lambateria de Verão é uma mostra de música que mostra a diversidade da música dançante paraense e traz também receitas, dicas de dança e clipes. O projeto selecionado pela Lei Aldir Blanc Pará vai ao ar nas sextas de julho às 19h30 no Youtube da Lambateria.


Idealizado para levar entretenimento ao público, incentivando a permanência em casa, evitando aglomeração, a Mostra Lambateria chega ao terceiro programa que terá como atração o cantor e compositor paraense Lucyan Costa. O artista apresenta pela primeira vez o show do disco “A Volta do Brega Raiz”, lançado em maio deste ano. O repertório de Lucyan vai trazer as dez canções do disco que traz músicas de sua autoria e de alguns parceiros e que resgata a sonoridade do Brega feito no Pará nas décadas de 80 e 90. O disco é resultado de uma pesquisa musical que mergulhou fundo nesse período e teve como referência artistas como Magno, Adilson Alcântara e Mauro Cotta.


“É muito bacana fazer o primeiro show do meu disco na Mostra Lambateria de Verão. Durante toda essa pandemia, nós seguimos produzindo: seja fazendo live, gravando e trabalhando em clipes e, no meu caso, lançando meu primeiro disco, um trabalho autoral que segue a linha do que eu gosto de ouvir e cantar: o Brega Raiz. Tô ansioso pra ver esse programar no ar, espero que o público goste”, conta Lucyan.


Neste programa, a chef Cássia Faria (@cassiafariagastronomia) ensinou uma de suas receitas: a patola de caranguejo. Já o professor Rolon Ho (@rolon_ho) compartilhou algumas dicas de Brega, que é o gênero musical que domina a noite. Já o DJ Zek Picoteiro encerra com uma seleção de clipes de artistas paraenses.


Ao todo, a Mostra terá cinco programas musicais que serão exibidos no Youtube da Lambateria, reunindo artistas paraenses que seguiram produzindo durante a pandemia e que tenham um repertório dançante composto por gêneros musicais latino-amazônicos como Lambada, Guitarrada, Brega, Carimbó, Cumbia e Merengue e com um trabalho autoral.


Inclusão – Umas das propostas da Mostra Lambateria de Verão é a acessibilidade e por isso o projeto traz a tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), seguindo a recomendação da Norma ABNT NBR 15.290/2005, que estabelece que o tamanho da janela de Libras deve ter no mínimo, a metade da altura e um quarto da largura do televisor, apenas um dos pontos para uma boa visualização dos sinais, entendimento do conteúdo e acesso à informação. A intérprete responsável pelo projeto é Silvany Risuenho, profissional reconhecida na Comunidade Surda paraense.


Gravações – As gravações da Mostra Lambateria de Verão foram realizadas no início de junho. As receitas foram gravadas nas cozinhas das chefs Cássia Faria (@cassiafariagastronoia) e Mariucha Morgado da Doceria Mariqueti. Já os shows foram gravados no Centro Cultural Atores em Cena, um casarão antigo localizado na Av. Nazaré. O local foi escolhido por ser um espaço de cultura, um cenário muito adequado à proposta do projeto, mas também por ser bem amplo, permitindo que a equipe trabalhasse em segurança, respeitando o distanciamento com uso de máscaras e higienização constante das mãos e dos equipamentos.


Encontros virtuais – O projeto Lambateria de Verão prevê ainda a realização de três encontros virtuais gratuitos na segunda quinzena de julho. A oficina “Produção e Organização de Conteúdo para Divulgação”, voltada para artistas e produtores que desejam melhorar a divulgação de seu trabalho, ministrado pela jornalista Sonia Ferro; o bate-papo “A Música Paraense e a Inovação na Música Brasileira” que contará com participação de Félix Robatto e Bruno Benitez voltado para estudantes de música e aula show de Lambada para grupo de idosos.


A Mostra de Música Lambateria de Verão foi selecionada pelo Edital de Multilinguagens – Lei Aldir Blanc Pará, com apoio da Secult/ Governo do Estado, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo / Governo Federal.



PROGRAMAÇÃO LAMBATERIA DE VERÃO – Sextas de julho às 19h30

02 de julho – Artista convidado: Félix Robatto + receita + dica de dança + clipes + entrevista

09 de julho – Artista convidado: Bruno Benitez + receita + dica de dança + clipes + entrevista

16 de julho – Artista convidado: Lucyan Costa + receita + dica de dança + clipes + entrevista

23 de julho – Artista convidada: Bella + receita + dica de dança + clipes + entrevista

30 de julho – Compacto com os melhores momentos


Serviço:

| O quê: Mostra de Música Lambateria de Verão

| Quando: Sextas de julho (02, 09, 16, 23 e 30) às 19h30

| Onde: Youtube da Lambateria Belém / TV e Portal Cultura, além do Facebook e Twitter do @portalcultura

| Mais em: lambateria.com


#mostrademúsica

#lambateriadeverão

#lucyancosta

#rolonho

#cassiafariagastronomia

#zekpicoteiro

#leialdirblancpa

#tveportalcultura

0 visualização